Você precisa saber mais sobre o câncer de próstata

novembro azul

Segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, o câncer de próstata está atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer.

Devido a isso, a conscientização em relação a ele e a outras doenças de próstata deve ser redobrada. O câncer de próstata é uma doença na qual as células cancerígenas se desenvolvem na próstata, — glândula masculina do tamanho de uma noz que, localizada ao redor da uretra, gera um fluido que faz parte do sêmen.

O câncer na região ocorre quando as células do corpo, no caso, as da próstata, se dividem irregular e incontrolavelmente. Com isso, como as novas células não são necessárias, uma massa de tecido chamada neoplasia ou tumor é formada.

O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.